Como deixar o cabelo crescer? acompanhe DIVERSAS DICAS


Que atire a primeira pedra a mulher que nunca reclamou que o cabelo não cresce e que já pensou ou recorreu a produtos e receitas que prometem fazer milagres. Saiba como deixar o cabelo crescer de forma saudável e veja como isso é possível mudando alguns hábitos.

Pode até parecer que não, só que em média, o cabelo cresce cerca de 1 centímetro por mês e até 12 centímetros por ano, seja ele liso, crespo ou encaracolado. Claro que se a saúde dos fios ou do couro cabeludo não estiver em dia o crescimento não ocorrerá conforme o esperado.

O estresse, a ansiedade e também a falta de algumas vitaminas no organismo, principalmente as do complexo B, como o ácido pantotênico, inositol e a famosa biotina, também contribuem para que os fios fiquem mais enfraquecidos e não só caiam como também demorem um pouco mais para crescer.

Observe suas madeixas por um período de pelo menos 3 meses e caso elas não tenham crescido ou o crescimento seja inferior a 3 centímetros, o ideal é procurar a ajuda de um médico dermatologista, e até mesmo ginecologista, para verificar mais a fundo se essa falta de crescimento está relacionado a problemas hormonais ou carência de vitaminas e sais minerais.


O tipo de cabelo influencia no crescimento?

Essa é uma dúvida bastante frequente entre as mulheres, a resposta é não. O tipo de cabelo, se é crespo, ondulado ou liso, não tem relação com o crescimento e, por esse motivo, não interfere.

O que pode acontecer é que geralmente os cabelos ondulados ou crespos quando formam os cachos tendem a encolher e, por isso, é mais difícil perceber alguma mudança. Como os fios lisos não possuem curvatura, acaba sendo mais fácil identificar a mudança no comprimento.

Hábitos que contribuem para o crescimento dos fios

Cada vez mais é possível encontrar no mercado shampoos, cremes e até vitaminas que prometem acelerar o crescimento do cabelo de forma milagrosa.

Eles podem até ajudar, no entanto, saiba que a melhor maneira de fazer com que as madeixas cresçam de forma saudável é mudando alguns hábitos no seu dia-a-dia.

Então, se mesmo fazendo o uso desses produtos você não tem percebido diferença nenhuma, talvez seja hora de rever a sua rotina. Veja alguns hábitos que influenciam e ajudam o cabelo a crescer:

1 Fios presos por muito tempo e uso de chapéu

Em dias muito quentes ou na correria do dia-a-dia muitas mulheres costumam prender os fios em rabos de cavalo ou coques. Amarrar os cabelos com elásticos e prendedores muito apertados causa a quebra dos fios e isso pode atrapalhar no crescimento.

Prender as madeixas ainda molhadas também não é recomendado, além de causar a tração dos fios, essa prática pode deixá-los com um cheiro forte e desagradável e até mesmo causar fungos que enfraquecem os fios.

Se você não abre mão de prendê-los, não aperte tanto e evite usar prendedores de metal, tipo bico de pato. Dê preferência aos elásticos de tecido ou as molinhas de cabelo, tipo fio de telefone.

O uso de chapéus e bonés também pode ser um vilão, já que esquenta o couro cabeludo impedindo a respiração e circulação de ar.

2 Lavar os cabelos com água quente

lavar as madeixas com água quente danifica e enfraquece os fios. Tal medida, além de retirar o brilho, contribui para a queda e atrapalha o crescimento.

Além disso, a água quente causa ressecamento. Então, o ideal é sempre usar água fria ou morna, caso você more em uma região com temperatura mais fria.

3 Não pentear os cabelos

Algumas mulheres, seja pela vida corrida ou até mesmo para não desfazer os cachos, tem o costume de não pentear os cabelos, isso contribui significativamente para que os fios não cresçam ou até mesmo caiam.

Durante a escovação dos fios, a escova entra em contato com o couro cabeludo e ativa a circulação sanguínea. Com o sangue circulando na cabeça é possível que os fios cresçam mais rápido e com saúde.

4 Usar muito condicionador ou passar o produto na raiz

O condicionador existe não só para garantir a maciez dos fios, como também para deixá-los hidratados após o uso do shampoo. Se você possui o hábito de passar uma grande quantidade de condicionador ou de aplicar nos cabelos inteiros, desde a raiz, saiba que ao invés de hidratar, eles podem estar prejudicando a circulação e até obstruindo o couro cabeludo.

A melhor maneira de usar o condicionador é colocar uma pequena quantidade do produto nas mãos e aplicar da metade dos cabelos até as pontas.

5 Uso diário de chapinha, secador e química frequente

Assim como a água quente, as altas temperaturas de secadores, chapinhas e babyliss acabam enfraquecendo e ressecando os fios e, isso, contribui bastante para que os fios demorem a crescer.

Então o ideal é dar um descanso para eles ou usar um protetor térmico para blindar e não danificar as suas madeixas.

Pintar, descolorir ou alisar os cabelos em um curto espaço de tempo também deixam os fios enfraquecidos e sem comprimento.

6 Fumar

Se você tem o hábito de fumar, saiba que ele prejudica não só a saúde dos seus pulmões, como também do seu couro cabeludo. A nicotina enfraquece os fios fazendo com eles fiquem mais opacos e quebradiços e ainda dificulta o seu crescimento.


Dicas para ter as madeixas da Rapunzel

Com alguns hábitos já é possível recuperar a saúde do seu cabelo e também facilitar o seu crescimento. Preparamos algumas dicas que podem acelerar o progresso e te deixar com as tão sonhadas madeixas da Rapunzel.

Detox capilar

Os shampoos detox são uma ótima opção para limpar profundamente o seu couro cabeludo e ainda dar adeus a alguns resíduos que podem ficar acumulados. O uso desses shampoos pode ser feito a cada 15 dias e eles são ótimos para ajudar no crescimento dos fios, além disso, eles mantêm as temíveis caspas longe!

Massagem no couro cabeludo

Falamos anteriormente que pentear os cabelos é ótimo para ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo. A massagem capilar também é outra alternativa para ativar o sangue.

Uma ótima maneira de massagear o couro cabeludo é no banho. Quando for aplicar o shampoo faça movimentos circulares com as pontas dos dedos no couro cabeludo por, pelo menos, 2 minutos a cada lavagem.

Hidratação semanal

Hidratar as madeixas semanalmente é uma ótima maneira de repor os nutrientes perdidos e de garantir que os fios fiquem mais saudáveis, evitando o ressecamento e as pontas duplas.


Uso de produtos com óleos vegetais

A melhor maneira de deixar os fios sempre nutridos é usando produtos com óleo vegetal em sua composição. Fazer a umectação também é uma ótima medida para ajudar no crescimento das madeixas.

A umectação pode ser feita com óleo de rícino, coco, oliva, amêndoas, castanhas e também abacate.

Com essas dicas e novos hábitos em prática, com certeza, vai ficar muito mais fácil ter o tão sonhado cabelo comprido digno de Rapunzel.

Deixe nos comentários se você já conhecia alguma dessas dicas e aproveite também para ler o nossos outros post.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo